Investindo na Redução da Desigualdade Social

Realização: Prof. Carlos Heitor Campani, Ph.D.

Coordenação: Prof. Rafael Cardoso do Nascimento, M.Sc.

Entenda o Projeto

CONTEXTO

O Brasil é claramente um país com muitas oportunidades para uns (poucos) e enormes dificuldades para (muitos) outros. As razões são muitas e parece claro não ser preciso explicar. O problema é notório e certamente a distribuição fortemente assimétrica de renda é um dos fatores contributivos, o que gera uma pressão no sentido de concentrar mais e mais a renda, pois, via de regra, os mais ricos são os que têm as melhores condições no mercado de trabalho e tendem a ter os melhores salários (felizmente com exceções, claro). Para mudar essa tendência socialmente sufocante, é preciso uma “força externa”. E é justamente aí que o projeto Jovens Talentos Finanças pretende atuar ao criar condições para jovens de camadas sociais desfavorecidas ingressarem no mercado de Finanças muito bem preparados e qualificados a voarem muito alto.

Por outro lado, muitas empresas têm a preocupação de estimular uma sociedade menos desequilibrada e, portanto, buscam um time diversificado de profissionais. Entretanto, muitas vezes, elas não encontram no mercado profissionais qualificados para contratar que as torne uma empresa diversa, com políticas de inclusão. Em Finanças, esse problema é especialmente agravado. Por conta disso, este projeto dá a oportunidade para empresas investirem na origem do problema, ou seja, em um programa de desenvolvimento para jovens que normalmente não teriam condições de se qualificarem adequadamente para o mercado.

A ideia é criar um ciclo virtuoso, segundo o qual, com o tempo, mais e mais jovens menos favorecidos poderão competir pelas melhores posições, tornando o mercado profissional de Finanças mais diverso e, principalmente, acessível. Esses jovens formarão famílias mais bem preparadas para o futuro, culminando na redução da desigualdade social. É um trabalho árduo, mas que precisa ser aceito pela sociedade se quisermos ter mais igualdade social e econômica no Brasil dos nossos filhos, netos e bisnetos.

OBJETIVO DO PROJETO

Dada a profunda desigualdade social existente no Brasil, o projeto objetiva alcançar Jovens Talentos universitários e graduados recentemente com afeição a Finanças e oriundos de famílias de baixa renda, promovendo a formação e o desenvolvimento de profissionais altamente qualificados. Finanças é uma área profissional em que a formação de talentos depende de cursos e oportunidades usualmente voltados para jovens de classe média ou alta. Portanto, o projeto busca contribuir, dentro de seu âmbito, para um menor desequilíbrio de oportunidades, desenvolvendo e qualificando jovens oriundos de famílias de baixa renda. Trata-se de um investimento na redução da desigualdade social que assola o nosso país.

DURAÇÃO DO PROJETO

O projeto tem duração total de 12 meses, iniciando pelo processo de inscrição e seleção em janeiro e fevereiro, com término das atividades de formação e qualificação em dezembro. A cada ano, o projeto se renova e uma nova edição entra em cena.

HISTÓRICO DO PROJETO

A 1ª edição ocorreu, com enorme sucesso, em 2021 e contou com 10 Jovens Talentos. Ela foi inteiramente patrocinada pela Constellation Asset Management, através de seu sócio fundador Florian Bartunek. Todos os Jovens Talentos terminaram o programa empregados e bem posicionados no mercado de trabalho.

A 2ª edição aconteceu em 2022, tendo o projeto crescido para 14 Jovens Talentos e 3 patrocinadores. A Constellation Asset Management patrocinou 7 deles, enquanto Bemisa Holding investiu em 4 jovens e a Brasilprev completou o grupo patrocinando mais 3 talentos. Todos os Jovens Talentos terminaram o programa empregados e bem posicionados no mercado de trabalho.

A 3ª edição aconteceu em 2023 e contou com 20 jovens talentos! As bolsas foram patrocinadas pela Constellation Asset Management (Patrocinador Diamante com 10 Jovens Talentos), Bemisa Holding (Patrocinador Ouro com 5 Jovens Talentos) e pelos Patrocinadores Prata (1 Jovem Talento cada) Brasilprev, JGP Financial Advisory, FnP – Finanças e Prática, Sinergas e Ghost Angel (pessoa física que não quer se identificar).

A 4ª edição (2024) bateu o recorde com 22 jovens talentos! As bolsas são patrocinadas pela Constellation Asset Management (Patrocinador Diamante com 10 Jovens Talentos), Bemisa Holding e BrasilPrev (Patrocinadores Ouro com 5 Jovens Talentos cada) e pelos Patrocinadores Prata (1 Jovem Talento cada): FnP – Finanças e Prática, e Ghost Angel (pessoa física que não quer se identificar) .


O QUE O PROJETO OFERECE AOS ALUNOS?

Para capacitar cada Jovem Talento, um programa completo de formação 360º em Finanças foi concebido. O ponto alto do programa é uma bolsa integral no curso de Formação em Finanças da iluminus - Academia de Finanças com mais de 160h de duração  (e muitas outras de estudo e monitoria). Além disso, os jovens talentos também fazem um curso de programação computacional (em Python) com aplicações diretas em Finanças, perfazendo um total de 18 horas de aulas. Um ciclo de palestras com temas diversos (incluindo soft skills) e não abordados por cursos tradicionais de Finanças também faz parte do programa, com nomes reconhecidos no mercado pela excelência. Alguns palestrantes das edições anteriores foram:


Os Jovens Talentos também têm a chance de participar do Constellation Challenge, um tradicional desafio de valuation desenvolvido pela Constellation Asset Management. O programa inclui monitoria semanal para que eles possam tirar dúvidas e acompanhar os cursos da melhor maneira possível, bem como mentoria e acompanhamento pedagógico ao longo de todo o projeto. Os Jovens Talentos também são convidados a ler livros não acadêmicos ao longo do projeto, com o objetivo de estimular o pensamento “fora da caixa”. Abaixo segue a lista de livros já oferecidos pelo projeto:

1. "Fora da Curva. Os Segredos dos Grandes Investidores do Brasil e o que Você Pode Aprender com Eles" organizado por Florian Bartunek, Pierre Moreau e Giuliana Napolitano.



2. “Fora da Curva 2: Mais Investidores Incríveis Revelam seus Segredos - e Você Pode Aprender com Eles” organizado por Florian Bartunek, Pierre Moreau e Giuliana Napolitano.


3. “O jeito Peter Lynch de Investir: As Estratégias Vencedoras de Quem Transformou Wall Street” de Peter Lynch e John Rothchild.



4. A Psicologia Financeira: Lições Atemporais Sobre Fortuna, Ganância e Felicidade de Morgan Housel.


Ao longo do projeto, algumas visitas técnicas a empresas relevantes são oferecidas para que os Jovens Talentos sejam imersos em negócios do mundo de finanças  e conheçam posições de carreira que possam ser de interesse deles. Por exemplo, já visitamos a BB Asset Management, a InvestSmart XP e a L6 Capital.

Visita técnica à BB DTVM, em 23/06/2022.

Por fim, é possível que seja oferecido a alguns Jovens Talentos a participação em projetos especiais de pesquisa/consultoria junto à CHC Treinamento e Consultoria (empresa de consultoria do Prof. Carlos Heitor Campani), com o objetivo de expor o talento à alguma aplicação prática e real na área de Finanças, caso ele(a) se encontre fora do mercado de trabalho. Obviamente, esse aspecto do programa estará sujeito à existência e adequação de projetos ao perfil dos Jovens Talentos.

ACOMPANHAMENTO CONSTANTE DOS JOVENS TALENTOS

Ao longo do ano, nossos Jovens Talentos são expostos a uma grande carga de conteúdo através das diferentes frentes do projeto. Desta forma, é fundamental um acompanhamento bastante próximo e contínuo que dê a oportunidade de amparar todos os Jovens Talentos, inclusive psicologicamente. A monitoria semanal é uma oportunidade não apenas para que eles tirem dúvidas e façam exercícios, mas também os mantenham muito próximos à coordenação do projeto. Dessa maneira, eles são acompanhados continuamente e especial atenção se dá quando saem resultados das disciplinas do curso de Formação em Finanças da iluminus - Academia de Finanças. Conversas individuais são frequentemente marcadas para que cada Jovem Talento se sinta confortado e em um ambiente cordial e mutuamente colaborativo, mas também possa ser devidamente cobrado caso algo não esteja correndo bem. Esse acompanhamento pedagógico é muito importante para o efetivo desenvolvimento de cada um deles. Todos os Jovens Talentos têm portas abertas para conversar com os coordenadores do projeto e todos têm suas frequências e seus desempenhos acadêmicos constantemente monitorados.