Investindo na Redução da Desigualdade Social

Entenda o Projeto

CONTEXTO

O Brasil é claramente um país com muitas oportunidades para uns (poucos) e enormes dificuldades para (muitos) outros. As razões são muitas e parece claro não ser preciso explicar. O problema é notório e certamente a distribuição fortemente assimétrica de renda é um dos fatores contributivos, o que gera uma pressão no sentido de concentrar mais e mais a renda, pois, via de regra, os mais ricos são os que têm as melhores condições no mercado de trabalho e tendem a ter os melhores salários (felizmente com exceções, claro). Para mudar essa tendência socialmente sufocante, é preciso uma “força externa”. E é justamente aí que o projeto Jovens Talentos em Finanças pretende atuar ao criar condições para jovens de camadas sociais desfavorecidas ingressarem no mercado de Finanças muito bem preparados e qualificados a voarem muito alto.

Por outro lado, muitas empresas têm a preocupação de estimular uma sociedade menos desequilibrada e, portanto, buscam um time diversificado de profissionais. Entretanto, muitas vezes, elas não encontram no mercado profissionais qualificados para contratar que as torne uma empresa diversa, com políticas de inclusão. Em Finanças, esse problema é especialmente agravado. Por conta disso, este projeto dá a oportunidade para empresas investirem na origem do problema, ou seja, em um programa de desenvolvimento para jovens que normalmente não teriam condições de se qualificarem adequadamente para o mercado.

A ideia é criar um ciclo virtuoso, segundo o qual, com o tempo, mais e mais jovens menos favorecidos poderão competir pelas melhores posições, tornando o mercado profissional de Finanças mais diverso e, principalmente, acessível. Esses jovens formarão famílias mais bem preparadas para o futuro, culminando na redução da desigualdade social. É um trabalho árduo, mas que precisa ser aceito pela sociedade se quisermos ter mais igualdade social e econômica no Brasil dos nossos filhos, netos e bisnetos.

OBJETIVO DO PROJETO

Dada a profunda desigualdade social existente no Brasil, o projeto objetiva alcançar Jovens Talentos universitários com afeição a Finanças e oriundos de famílias de baixa renda, promovendo a formação e o desenvolvimento de profissionais altamente qualificados. Finanças é uma área profissional em que a formação de talentos depende de cursos e oportunidades usualmente voltados para jovens de classe média ou alta. Portanto, o projeto busca contribuir, dentro de seu âmbito, para um menor desequilíbrio de oportunidades, desenvolvendo e qualificando jovens oriundos de famílias de baixa renda. Trata-se de um investimento na redução da desigualdade social que assola o nosso país.

DURAÇÃO DO PROJETO

O projeto tem duração total de 12 meses, iniciando pelo processo de inscrição e seleção em janeiro e fevereiro, com término das atividades de formação e qualificação em dezembro. A cada ano, o projeto se renova e uma nova edição entra em cena.

HISTÓRICO DO PROJETO

A 1º edição ocorreu, com enorme sucesso, em 2021 e contou com 10 jovens talentos. Ele foi inteiramente patrocinado pela Constellation Asset Management, através de seu sócio fundador Florian Bartunek, e contou com o apoio acadêmico da Alumni Coppead. Todos os jovens talentos terminaram o programa empregados e bem posicionados no mercado de trabalho.

A 2º edição acontece agora em 2022 e crescemos para 14 jovens talentos e 3 patrocinadores. A Constellation Asset Management patrocinou 7 deles, enquanto Bemisa Holding investiu em 4 jovens e a Brasilprev completou o grupo patrocinando mais 3 talentos. Esta edição contou novamente com o apoio acadêmico da Alumni Coppead, bem como parceria com a Quantum Finance e com a Eleven Financial Research.

O QUE O PROJETO OFERECE AOS ALUNOS?

  • Curso "Formação em Finanças" da Alumni COPPEAD - 160h (para conhecer o curso: clique aqui)

  • Curso de Phyton aplicado a Finanças - 24h (para ver a ementa do curso: clique aqui)

  • Mentoria e monitoria semanal - 60h

  • Leitura de livros não acadêmicos

  • Ciclo de palestras com profissionais renomados do mercado financeiro

  • Participação no "Constellation Challenge"

  • Acesso à plataforma de informações financeiras oferecida pela Quantum Finance

  • Acesso a um banco especial de relatórios de análises oferecido pela Eleven Financial Research

  • Mais de 18 horas de cursos online de finanças do professor Rafael Lavrado na plataforma Udemy

  • Visitas técnicas a empresas relevantes

  • Networking e projetos especiais

Para capacitar cada Jovem Talento, um programa completo de formação em Finanças foi concebido. O ponto alto do programa é uma bolsa integral no curso de “Formação em Finanças” da Alumni COPPEAD, com um total de 160 horas de aulas (e muitas outras de estudo). Além disso, os alunos também fazem um curso de programação computacional (em Python) com aplicações diretas em Finanças, perfazendo um total de 24 horas de aulas. Um ciclo de palestras com temas de formação integral e não abordados por cursos tradicionais de Finanças também faz parte do programa, com nomes reconhecidos no mercado pela excelência. Os palestrantes de 2021 foram:


  • Carlos Heitor Campani (Professor Coppead-UFRJ) - Teoria dos Jogos

  • Margarida Gutierrez (Professora Coppead-UFRJ) - Panorama Macroecônomico e Perspectivas (partes 1 e 2)

  • Cândido Gomes (Sócio Constellation) - O Que Faz Uma Asset Managment?

  • Vicente Ferreira (Diretor Parque Tecnológico da UFRJ) - Empreendedorismo e Inovação

  • Filippe Apolo (CEO Human Fox Capital) - Do Estágio a CFO

  • Florian Bartunek (CEO Constellation) - Desafios da Carreira no Mercado Financeiro

  • Peter Siemsen (Sócio Escritório Dannemann Siemsen e Ex-Presidente Fluminense) - Ética no Mercado de Trabalho

  • Celso Lemme (Professor Coppead-UFRJ) - Sustentabilidade, ESG e o Futuro de Finanças

  • Marcelo Lobo (CFO NoMoo Plant Based) - Finanças Empresariais

Os Jovens Talentos também têm a chance de participar do Constellation Challenge, um tradicional desafio de valuation desenvolvido pela Constellation Asset Management.

O programa inclui monitoria semanal para que os alunos possam tirar dúvidas e acompanhar os cursos da melhor maneira possível, bem como mentoria e acompanhamento pedagógico ao longo de todo o projeto. Os Jovens Talentos também são convidados a ler livros ao longo do projeto, com o objetivo de estimular o pensamento “fora da caixa”. Em 2021, foram três livros oferecidos, listados abaixo:

1. "Fora da Curva. Os Segredos dos Grandes Investidores do Brasil e o que Você Pode Aprender com Eles" organizado por Florian Bartunek, Pierre Moreau e Giuliana Napolitano.



2. “Fora da Curva 2: Mais Investidores Incríveis Revelam seus Segredos - e Você Pode Aprender com Eles” organizado por Florian Bartunek, Pierre Moreau e Giuliana Napolitano.


3. “O jeito Peter Lynch de Investir: As Estratégias Vencedoras de Quem Transformou Wall Street” de Peter Lynch e John Rothchild.


Ao longo do projeto, algumas visitas técnicas a empresas relevantes são oferecidas para que os Jovens Talentos sejam imersos em negócios do mundo de finanças e conheçam posições de carreira que possam ser de interesse deles. Em 2022 já visitamos a BB Asset Management e a InvestSmart XP.

Visita técnica à BB DTVM, em 23/06/2022.

Por fim, é possível que seja oferecido a alguns Jovens Talentos a participação em projetos especiais de pesquisa/consultoria junto ao Prof. Carlos Heitor Campani e seu time, com o objetivo de expor o talento à alguma aplicação prática e real na área de Finanças, caso ele(a) se encontre fora do mercado de trabalho. Obviamente, esse aspecto do programa estará sujeito à existência e adequação de projetos ao perfil dos Jovens Talentos.

ACOMPANHAMENTO CONSTANTE DOS JOVENS TALENTOS

Ao longo do ano, nossos Jovens Talentos são expostos a uma grande carga de conteúdo através das diferentes frentes do projeto. Desta forma, é fundamental um acompanhamento bastante próximo e contínuo que dê a oportunidade de amparar todos os Jovens Talentos, inclusive psicologicamente. A monitoria semanal é uma oportunidade não apenas para que eles tirem dúvidas e façam exercícios, mas também os mantenham muito próximos à coordenação do projeto. Dessa maneira, eles são acompanhados continuamente e especial atenção se dá quando saem resultados das disciplinas do curso de “Formação em Finanças”. Conversas individuais são frequentemente marcadas para que cada Jovem Talento se sinta confortado e em um ambiente cordial e mutuamente colaborativo, mas também possa ser devidamente cobrado caso algo não esteja correndo bem. Esse acompanhamento pedagógico é muito importante para o efetivo desenvolvimento de cada um deles. Todos os Jovens Talentos têm portas abertas para conversar com os coordenadores do projeto e todos têm suas frequências e seus desempenhos acadêmicos constantemente monitorados.